04/03/2024 10:03

Etapa de Ilhéus do projeto Verão Costa a Costa termina com recorde de publico e de atletas inscritos

Quase seis mil pessoas passaram pela arena do projeto Verão Costa a Costa II, na etapa de Ilhéus, concluída neste domingo (03/03), com a entrega de medalhas aos atletas de beach soccer, baleado, vôlei de praia e lutas marciais. Durante quatro dias, a arena montada na praia da Avenida Soares Lopes foi palco de competições e clinicas esportivas em 13 modalidades diferentes, reunindo atletas e estudantes do sul da Bahia.

Com o objetivo de estimular a prática da atividade esportiva nos municipios da costa baiana, o projeto recebeu mais de 1.200 atletas nas competições  na etapa  mais concorrida do evento, que já passou por Prado, na Costa das Baleias, e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A próxima parada é o municipio de Valença, na Costa do Dendê.

As mulheres tiveram uma participação de destaque, em Ilhéus, especialmente no futevôlei e beach soccer.
"Pela primeira vez houve competições para as mulheres nessa modalidade. Eu nunca havia participado de uma competição com a estrutura do Costa a Costa. Pra nós foi muito importante", disse Laura Meireles, atleta de Itabuna que se deslocou até Ilhéus para participar do evento.

A etapa reuniu o maior número também de modalidades, incluindo como estreia o xadrez, baleado, pickleball, taekwuondo, jiu jitsu, skate e futevôlei (para as mulheres). "O apoio das federações esportivas e da prefeitura de Ilhéus contribuiu de modo significativo para o sucesso dessa etapa"', disse o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, que prometeu ampliar ainda mais o projeto em 2025.

O sucesso da etapa de Ilhéus foi festejado, também, pelas federações. "Essa etapa foi fantástica , superou todas as expectativas. Seguramos, ao máximo, as inscrições e em quase todas as modalidades o número de inscritos dobrou, mostrando o quanto a nossa juventude quer, deseja praticar esporte", avaliou José Sandes, coordenador geral da União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), parceira da Setre na realização do evento.

Clinicas esportivas - uma das novidades da etapa de Ilhéus foi a participação de 300 estudantes da rede pública estadual e municipal nas clínicas esportivas, que são oficinas em que instrutores ensinam fundamentos básicos de cada modalidade.  A estudante Katelin Daniele aproveitou para conhecer. "Eu gosto de vários esportes aqui. Quero conhecer e aprender. Esporte faz bem pra saúde física e mental", disse.

O público que compareceu ao Costa a Costa pôde  aproveitar, ainda, de atividades como tirolesa, escalada e arborismo, que atraíram principalmente as crianças e adolescentes. O Espaco Kids, com brinquedos infláveis, foi mais uma opção de lazer para os pequenos .

Na noite de sábado, os shows de TopGun, Allan Diniz e da banda Papazoni atraíram três mil pessoas à quadra esportiva, segundo cálculo da Policia Militar. Na sexta-feira foi a vez do público assistir ao filme "Minha mãe é uma peca 3".

O Projeto Verão Costa a Costa II é uma iniciativa do Governo da Bahia sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Unisport, com organização da MCS Marketing Esportivo e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Ascom Setre