Notícias

18/03/2024 11:03

Workshop Mais Mulheres no Boxe garante aprendizado e inclusão da presença feminina na modalidade

O workshop Mais Mulheres no Esporte - No Cenário do Boxe proporcionou mais aprendizado acerca da presença nos esportes às mulheres no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), ao lado do Estádio de Pituaçu nestas quinta, 14, e sexta-feira, 15. No mês das mulheres, a ação marcou o incentivo por parte do Governo do Estado a participação feminina no âmbito do esporte.

Como umas das modalidades que mais trazem representatividade às mulheres baianas com grandes nomes medalhistas olímpicas, o boxe foi o mote do evento promovido pelo Projeto Lutas e Combate II, em parceria com a Federação de Boxe Olímpico e Profissional da Bahia, e coordenado pelo núcleo de Mulheres no Esporte, ambos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A inclusão feminina foi destacada pela coordenadora do núcleo, Juliana Camões.

“O evento está sendo um sucesso com muita prática e teoria, desde a história até questões psicológicas voltado ao público feminino, inclusive com uma grande participação masculina. São marcos e demonstrações da participação feminina como lideranças e formadoras do esporte”, pontua Juliana.

Com temas sobre a história e o desenvolvimento do boxe feminino, o potencial da análise de dados para a modalidade e os aspectos nutricionais do esporte, as palestras foram ministradas por profissionais de excelência da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE). Além disso, as atividades também contemplaram atendimentos psicológicos, palestras sobre saúde da mulher e treino/sparring feminino.

A técnica da Seleção Feminina Brasileira da CBBOXE, Suelen Souza, celebrou a realização de eventos como este. “Estou achando muito legal e importante esta oportunidade com um espaço aberto que possamos falar e mostrar o que vêm sendo realizado nacionalmente e em estados como a Bahia, que sempre foi um celeiro do boxe em geral e de referência mundial. Assim, podemos mostrar o poder que o esporte feminino consegue impactar quem já está nele e de quem vai entrar, para além da parte técnica”, afirma.

Ascom Sudesb
Maurício Viana
15.03.2024
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.