19/03/2024 15:03

Delegação baiana de canoagem viaja para competição nacional nesta semana com apoio da Sudesb

A delegação baiana de canoagem viajou nesta terça-feira, 19, com destino para Lagoa Santa, no interior de Minas Gerais, para a disputa da I Etapa Copa Brasil de Canoagem Velocidade, que ocorrerá entre a sexta-feira, 22, e o domingo, 24. Cerca de 40 atletas estão viajando com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Em Minas Gerais, eles se somam aos demais baianos que já fazem parte dos treinamentos preparatórios para a Seleção Brasileira da modalidade. Esta primeira etapa mais a segunda, que será disputada em maio em Curitiba, garantem os representantes da Seleção Brasileira de Canoagem de 2024 nas competições internacionais. Dentre elas, as Olimpíadas de Paris 2024.

Expectativas – Como dito na edição que vai ao ar nesta quinta-feira, 21, do Sudesbcast – Esporte por Toda Parte, as expectativas estão altas, segundo Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac). Ela foi uma das convidadas ao lado de Luciana Costa, ex-presidente da Febac e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Dentre os temas tratados, está a canoagem baiana, que tem sido um destaque nacional e internacional, a partir da gestão dos projetos, fomento aos novos atletas e a parceria com o Governo do Estado. Os episódios podem ser assistidos integralmente no Youtube da Sudesb e os principais cortes no Instagram da autarquia.

Camila acrescenta que a Bahia segue sendo uma das favoritas na competição com os principais nomes, como Valdenice Conceição, do núcleo de Maraú; Filipe Vinicius Santana, do núcleo de Ubaitaba; Jack Goodman, do núcleo de Itacaré; e Gabriel Assunção, do núcleo de Ubatã – nas categorias adulto – e Lorrane Santos, do núcleo de Ubatã; Matheus Nunes, do núcleo de Itacaré; e Guilherme Neri, do núcleo de Maraú – nas categorias de base. Todos estes fizeram ou fazem parte dos alunos do projeto Remando em Águas Baianas, uma parceria da Sudesb e da Febac.

“Integrados à Seleção Brasileira, temos Gabriel, de Ubatã, e Vinicius, de Ubaitaba, que, recentemente, venceu o Mundial Sub-23 da modalidade. Temos também Lorrane, uma grande promessa da canoa feminina, dentre outros nomes. Nossa expectativa é bastante positiva para conseguir o número máximo de vagas para as competições internacionais pelos nossos atletas baianos”, conta Camila

Ela também pontua o constante incentivo e apoio do Governo do Estado com a modalidade, desde a realização de eventos e projetos sociais em conjunto até o apoio direto e com passagens aos atletas. “Mais uma vez, agradecemos à Sudesb por todo apoio dado à Febac. Estamos viajando com toda nossa delegação para a primeira e a segunda etapa da Copa do Brasil neste ano, além do Campeonato Brasileiro de Canoagem em setembro, em Lagoa Santa, concluindo o calendário.”

Maurício Viana