22/03/2024 17:03

Após revitalização no campo, Estádio de Pituaçu retorna com agenda cheia no primeiro semestre de 2024

O Estádio de Pituaçu está com o gramado verdinho e preparado para receber a grande carga de partidas das equipes baianas nas competições estaduais e nacionais no ano. Como o principal palco das equipes de base e amadoras do estado nos últimos anos, a agenda cheia já tem início neste mês de março e, principalmente, no primeiro semestre com o Campeonato Baiano de Futebol Masculino Sub-20 e o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino Série D.

A bola vai conseguir rolar com qualidade em um dos melhores gramados 100% natural do país graças ao trabalho de revitalização feito pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nos últimos meses. Fernando Cardoso, engenheiro agrônomo da Sudesb, explica que todo gramado esportivo precisa de manutenções e uma revitalização como essa uma vez por ano, de preferência no período de menor uso nas férias dos jogadores.

“Fizemos a descompactação e aeração para oxigenar bem o campo. É a operação de manutenção mais cara para os campos de grama natural. Nele, descompactamos com pinos ocos porque o gramado fica compactado pelo intenso pisoteio. Quando furamos, retiramos partes do solo, da grama e do thatch (restos de folhas cortadas ou em decomposição) ao mesmo tempo em que favorecemos a entrada de oxigênio nos pontos furados pelos pinos cilíndricos, o que favorece o desenvolvimento das plantas”, pontua.

Manutenção do gramado – Fernando acrescenta que as demais manutenções são constantes e com maior intensidade no período de férias. “Fazemos uma sequência frequente de cortes helicoidais e verticais para eliminar os estolões a fim de se obter um gramado mais leve e com melhor jogabilidade. Nós precisamos ter a grama brotando e não enramada. Além disso, fizemos o combate às ervas invasoras, que ocorrem com intensidade no gramado por conta também da vizinhança da exuberante vegetação do Parque de Pituaçu. Para finalizar, entramos com as adubações, inclusive com uma técnica inovadora no país por meio do processo natural de remineralização com pó de rocha.”

Com essa intervenção que afetou a estética do gramado entre o final e o início deste ano, a cena é outra. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a programação para o primeiro semestre. O estádio vai ser a casa de seis equipes no Baianão Sub-20, do Itabuna e da Jacuipense na Série D nacional e da equipe do Bahia no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A2 e no Campeonato Brasileiro Sub-20. Além disso, possivelmente, o Vitória jogue no estádio pelo Brasileiro Feminino A3 e as equipes soteropolitanas do Galícia, Leônico e SSA atuem no Campeonato Baiano de Futebol Masculino Série B.

“O campo já está mais que preparado para um primeiro semestre de muito futebol, com equipes profissionais, de base e até amadoras masculinas e femininas. Esse é um dos equipamentos esportivos mais utilizados para o futebol no estado e no país que segue com a qualidade de sempre por causa da manutenção de nossa equipe qualificada. Aqui tem o apoio e o fomento ao futebol estadual, inclusive sediando eventos como a Copa Indígena de Futebol no ano passado”, cita o diretor-geral.

Baianão Sub-20 no Pituaçu – Os times do Bahia, Camaçariense, Estrela de Março, Jacuipense, SSA e Vitória vão mandar seus jogos do certame estadual sub-20 no Estádio de Pituaçu. Ao todo, 31 jogos da fase de grupos mais dez do mata-mata estão previstos para acontecer na maioria das quartas-feiras, sábados e domingos entre 16 de março e 16 de junho.

A competição reúne 19 times do estado divididos em três grupos (dois com seis e um com sete). As disputas estão na segunda rodada, que será completa neste final de semana, quando acontecem também as primeiras partidas da terceira rodada. No Estádio de Pituaçu, irão jogar o Camaçariense e o Vitória, no sábado, 23, às 9h.

Maurício Viana
22.03.2024