05/04/2024 14:04

Com apoio da Sudesb, competições estaduais de basquete e karatê movimentam o final de semana

Neste final de semana, a Região Metropolitana de Salvador sedia duas competições estaduais de basquete e karatê, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Dentre eles, o Campeonato Baiano de Basquete 3x3 de 2024 acontece no campus da Unijorge, na Av. Luiz Viana Filho (Paralela).

Ao todo, 48 equipes de Salvador, Catu, Ilhéus, Itatim, Jacobina, Pojuca e Simões Filho disputam a competição estadual como seletiva nacional para garantir a vaga para o Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3. As partidas das categorias sub-18 (masculino e feminino), sub-23 masculino e adulto (masculino e feminino) acontecem desta sexta-feira, 05, até o domingo, 07.

A programação inicia nesta sexta-feira, 05, a partir das 14h, com a categoria sub-18 feminina. O grupo A tem o Bahia 3X, o Girls Evolution 1 e a AABANE. Já o grupo B tem o Girls Evolution 2 e a Seleção Bahia 3x. Em seguida, por volta das 15h20, é a vez da categoria sub-18 masculino, com três grupos: A – CBX 1, Villas Coach e Ilhéus; B – MSDM, IEM/Vitória e Pojuca; e C – GCBACAP, Itatim e CBX 2.

Já no sábado, 06, às 9h, cinco grupos competem pela categoria sub-23 masculino: A – IEM, GCBCAP 2 e NBC Catu; B – GCBCAP 1, ENG e NBJ-Jacobina; C – ABS-Simões Filho, IEM/Vitória 1 e Sonics; D – GCBCAP Águia, CDS e CBX; e E – Escola Basquete, IEM/Vitória 2 e Itatim. A partir das 17h, é a vez da primeira etapa regional do Rei da Quadra, o maior circuito de esportes urbanos do país.

O último dia de disputas inicia a partir das 9h com a categoria adulto feminino, com os grupos: A – Elektras, Pojuca e Girls Evolution 2; e B – UFBA 1, UFBA 2 e Girls Evolution 1. Encerrando a programação, a categoria adulto masculino entra em quadra a partir das 11h, com os grupos: A – Sonics, CBX Hunters e GCBCAP; B – Pojuca, Itatim e NBJ-Jacobina; e C – EC Vitória, NBJ e CBX.

Karatê – Já na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, em Lauro de Freitas, a primeira etapa do Campeonato Baiano de Karatê-Dô Tradicional acontece nestes sábado, 06, e domingo, 07. O evento contará com a participação de 350 atletas das cidades de Salvador, Alagoinhas, Brumado, Cipó, Cruz das Almas, Feira de Santana, Poções, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista, disputando as categorias petiz, mirim, infatil, infanto juvenil, juvenil, junior, adulto e master nas modalidades kata (luta imaginária) e kumitê (combates em si).

A competição da Federação de Karatê Tradicional da Bahia (FKTB), que busca promover o Budô (caminho marcial), terá sua programação com desfile dos atletas às 9h do sábado, 06, na abertura, seguido das disputas de kata e kumitê nas categorias petiz a juvenil, às 10h. No domingo, o início das competições das categorias junior, adulto e master é às 9h.

Os melhores classificados terão a oportunidade de representar a Bahia no Campeonato Norte Nordeste, em São Luís, no Maranhão, nos dias 07 e 08 de junho. Com o objetivo da formação cultural e o desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal, o circuito da FKTB segue com a próxima etapa envolvendo as modalidades coletivas para definir os classificados para representar o estado no Campeonato Brasileiro em agosto.

A autarquia estadual também apoia a realização de eventos de lazer e treinamentos, como da Seleção Baiana de Karatê, da Federação Baiana de Karatê (FBK) que estará presente neste domingo, 07, na mega estrutura do Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, em Salvador. Os técnicos João Luiz Alves Junior e Luiz Inácio Lima Junior vão ministrar, respectivamente, os treinamentos de todas as categorias classificadas da modalidade de kumitê, das 8h às 10h, para 65 atletas, e de kata, das 10h às 12h, para 45 atletas.

Caravana do Lazer – A cidade de Macarani, no Médio Sudoeste da Bahia, recebe a Caravana do Lazer a partir desta sexta-feira, 05, com a capacitação das 13h30 até as 17h. A ação acontece na Escola Municipal Dr. Fernando Sá Miranda. Já o Dia do Lazer, que contará com jogos e brincadeiras, é no sábado, 06, na Quadra Poliesportiva Jesuíno Alves dos Santos, das 08h30 às 12h30.

A Caravana do Lazer também estará em Maiquinique para capacitação nesta sexta-feira, na Secretaria de Esportes, das 08h30 às 12h, enquanto o Dia do Lazer é no domingo, 07,  na Praça William Valadão, das 8h30 às 12h.

Madson Souza e Maurício Viana