Notícias

18/04/2024 15:04

Karateca surdo baiano visita Sudesb para apresentar conquistas e projetos desenvolvidos com a autarquia

O karateca Jardel Cerqueira visitou a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quarta-feira, 17, para contar os seus resultados no Campeonato Baiano de Karatê 2024, que aconteceu no Ginásio do SESI, em Feira de Santana, no último final de semana. Ele também apresentou os trabalhos desenvolvidos em parceria com a autarquia estadual.

O atleta do paradesporto, que foi recebido pelo chefe de gabinete, Diogo Rios, conquistou o 1° lugar em kumite individual; 2° lugar em kata individual; e 3° lugar em kumite em equipe - pela equipe Décio Caribé (KDC), de Salvador. O evento foi promovido pela Federação de Karatê da Bahia (FKBA).

Convocado para a Seleção Brasileira de Surdos na modalidade, Jardel também está classificado para as Surdolimpíadas, nome adotado para o evento mundial para surdos, que reúne diferentes modalidades e vai acontecer em 2025, no Japão.

Diogo parabeniza a atuação do atleta. “Jardel mostra a força que está sendo desenvolvida no paradesporto baiano de forma que é aproveitada para nossos próprios projetos porque ele também é professor para novos atletas com ou sem deficiência. O esporte é com certeza um ferramenta de inclusão que deve ser utilizada”, aponta.

Uneb - Além disso, o atleta ministra aulas de karatê para crianças na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do projeto Uneb Parque, que é uma parceria da universidade com a Sudesb, que abre o espaço da instituição de ensino para crianças e adolescentes de comunidades. As atividades acontecem às terças e às quintas-feiras nos espaços da Uneb, por meio do projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combates.

Líder do grupo de pesquisa Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação (Tipemse), responsável pelo projeto, a professora doutora Valnice Sousa ressalta a importância do trabalho de Jardel.

“A participação do professor Jardel em nossa equipe traz perspectivas de inclusão que nos fazem ir além nesta área. Nossas crianças, junto ao professor Jardel, se desenvolvem a partir de uma formação inclusiva que fará diferença para toda a vida, pois, têm como mestre um professor surdo. O professor Jardel é muito querido pelas crianças e tem todo respeito dos pais e da comunidade unebiana”, explica Valnice.

Ascom Sudesb
Madson Souza e Maurício Viana
18.04.2024
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.