17/02/2017 16:02

Clínica de Esporte Adaptado reúne estudantes e profissionais de Educação Física

Tipos de prova, sistema e códigos de classificação para os diferentes tipos de deficiência e um pouco da história do paradesporto olímpico foram alguns dos conteúdos trabalhados na manhã desta sexta-feira, 17, na Clínica de Esporte Adaptado, que segue com aulas gratuitas até este sábado, no Centro de Educação Física e Esporte da UFBA - Cefe/Ufba. Aberto na noite desta quinta-feira (16), na Faculdade de Educação, a atividade é dirigida a estudantes e profissionais de Educação Física.

Aluno do 4º semestre do curso de Educação Física da UFBA, Vinícius Cardoso participa de clínica com este conteúdo pela primeira vez. Interessado no paradesporto, Vinícius observa que “a prática do esporte é um desafio permanente, sendo ainda maior para pessoas que têm algum tipo de deficiência”. Cursando a disciplina Prática de Ensino 4, ele conta que estão trabalhando nas aulas o basquete e o badminton adaptado, com previsão de atender, até o final de março, a crianças e jovens da comunidade do entorno do Campus de Ondina.

Já a estudante Eliana Alves, cursando, à distância, o 7º semestre da Universidade Norte do Paraná Unopar, está vendo a clínica como uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos sobre o esporte adaptado. “Tenho descoberto a cada dia o paradesporto, aumentando meu interesse de no futuro trabalhar profissionalmente com esse segmento. Com as orientações aqui hoje recebidas e os exemplos que vemos no nosso dia a dia, percebo que tudo é possível no que diz respeito ao esporte adaptado, e a paralimpíada é uma prova disso”, observou Eliana.

Na tarde desta sexta e durante todo o sábado (8h ás 12 e das 14h às 18h), os estudantes terão oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na sala de aula, participando, juntamente com pessoas com deficiência, de demonstrações de basquete e vôlei adaptado, e também futsal, hapkido e futebol de 5 (para cegos).

Organizada pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR), a Clínica de Esporte Adaptado tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da Faculdade de Educação Física (Faced/UFBA).

17/02/2016
Ascom/Sudesb